Minhas telas











Estas telas acima eu  pintei  2020  em plena pandemia,  eu aproveito os dias de isolamento social,   as aulas  presenciais  da minha graduação foram suspensas, estudo apenas a  tarde com ensino  remoto, situação difícil que estamos todos atravessando, precisamos   ficar em casa para preservar a vida, aproveito para ler, escrever, pintar, costurar, estudar,  são atividades que  amo fazer como forma de não pirar, como faz falta estar com as pessoas e interagir.


Adoro brincar com as cores e tintas aqui alguns outros trabalhos que fiz!
Esta tela eu pintei para Adriana minha colega de trabalho, foi umas das primeiras.  
60x80, usei tinta a óleo e eu mesma desenho meus temas.
 
Estas tulipas estão na casa da Lara uma colega de trabalho tem 60 x 80 técnica óleo sobre tela.
 
Está são minhas primeiras orquídeas estão na casa da Maria Helena, ela deu de presente para mãe dela. 60x80 técnica óleo sobre tela e textura acrílica. 
Estas duas menores  ela comprou para o apartamento dela.

 
Está tela está na casa da Ilda uma colega de trabalho, 60x80 óleo sobre tela.
 
Está tela eu Pintei para Alzira minha colega de trabalho 60 x80 ela amou ficou muito alegre está tela ela se encantou assim que viu.


Esta 60x80 eu pintei e a  Betinha uma amiga muito querida que comprou sei que comprou para me incentivar a persistir é claro.

Pintar é um prazer que rende um dinheirinho, dá até para pagar o material,  mas isso não é o principal, pintar oferece um bem estar enorme, tranquiliza a mente, é um momento de reflexão, eu aconselho pintar para pessoas agitadas, serve de exercício para o espírito.
Esta  pintei a pedido para drª Sueli uma colega de trabalho ela queria 3 tulipas com fundo branco.

Eu não sou nenhuma artista plástica tenho consciência disso eu pinto porque amo o colorido da vida, isso me ajuda a  relaxar.
Comecei fazendo uns rabiscos e percebo que a cada dia melhoro mais,  o importante é me sentir bem, quando termino uma tela tenho um prazer enorme, não precisa os outros gostarem do que fiz o importante é que eu gosto do que faço e isso me faz bem.   

Esta foi uma das primeiras que vendi para Rosa Totti, comprou para me instigar a produzir mais, uma amiga muito querida,  a tela tem  50x80,  ela colocou uma moldura que valorizou o trabalho, sou grata a minhas amigas que sempre me apoiam em tudo.

Raramente eu dou de presente minhas telas, porque se dou de presente e percebo que a pessoa não gostou, nem pendurou na parede ou deixou num canto fico um pouco chateada, para evitar isso só dou de presente se eu perceber que a pessoa gostou muito e não tem como pagar, assim não corro o risco de
deixar as pessoas constrangidas e nem fico chateada, quando produzimos algo colocamos sentimento e dedicação no trabalho, são horas diante de uma tela.

Eu percebi que as vezes o presente não combina com o ambiente da pessoa e elas querem colocar em suas paredes algo que elas escolheram, portanto não impor o seu trabalho para outras pessoas, as vezes dizer que gostou não significa que querem comprar, achar bonito é uma coisa querer conviver como objeto é outra, quando as pessoas compram é porque fizeram esta escolha, tendo bom senso e consciência destes detalhes evita-se  constrangimentos desnecessarios.


Esta tela está na casa da Cleonice a Rosa Sato comprou para dar de presente de aniversário tem   60x80, fiz uma aplicação de massa acrílica fazendo uma textura nas bordas que contribui para suavizar a pintura.  

Pintar algo é como criar  um filho, você tem alegria de saber que ele está bem cuidado e feliz!

É assim que eu me sinto em em relação ao meu trabalho, faço por prazer de ver as tintas expressar  as belezas que Deus criou.
Este pavão pintei a pedido do senhor José também conhecido como Maranhão técnico de enfermagem que trabalhava comigo no hospital, já se aposentou, um amigo  querido, ele queria um pavão foi a tela mais difícil de fazer muitos detalhes nas penas, mas foi muito gratificante conseguir retratar, legal foi a alegria dele ao ver um pavão ele disse que tinha um no sitio do pai dele, portanto para ele, não era só um pavão era lembrança de infância, para ele pintei mais três telas, um jato da VASP ele trabalhou como piloto e devido a pressão arterial teve que se afastar do trabalho e queria ter uma lembrança dessa época, outro foi as duas torres gêmeas, e um teleférico em uma cidadezinha do interior, ele tinha um projeto a propor para uma cidadezinha no interior pediu pinta o morro e coloca um teleférico lá vou sugerir para o  prefeito fazer para atrair turistas.
 Este velho amigo me fez cada desafio, que eu aceitei e me diverti muito realizando as ideias dele e ganhei um bom dinheiro que deu pra comprar muitas telas e tintas. Foi uma pena que entreguei sem tirar fotos para registrar a obra, na época não tinha celular com estes recursos de agora, era máquina digital e tinha que revelar as fotos e isso não faz tanto tempo assim.  

O que mais gostei foi de pintar o retrato de Francisco C. Xavier senti uma paz ao pintar teve momentos que parecia que ele estava me vendo pintar, tenho um carinho enorme por este  ser humano,  simplesmente  maravilhoso que Deus colocou aqui neste planeta para nos orientar e transmitir mensagens consoladoras. Esta tela fica aqui no meu cantinho de estudo, me fazendo companhia.


Mais algumas telas que pintei em 2013 óleo sobre tela









Plantas que curam

 Eu tenho sempre um grande interesse nas plantas medicinais, e faço uso delas, no meu dia a dia, elas fazem bem para mim, contudo todos prec...